Nome: Ana Lúcia Mascarenhas Benício
Atividade 3, módulo 4
Turma: Professor TA
Mediadora: Marilda Cruz Sales Vaz
Diretoria Regional de Ensino de Pedro Afonso
CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
O currículo abrange todas as atividades desenvolvidas na escola. Em seu sentido restrito abrange as disciplinas e conteúdos a serem explanados.
As definições de currículo são várias, vejamos de alguns autores:
É a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola (Jameson-Hicks).
São todas as experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como responsabilidade própria (Ragan).
São todas as atividades através das quais o aluno aprende (Hounston).
A tecnologia pode contribuir muito no desenvolvimento do currículo escolar, visto que o uso das tecnologias na escola está sempre relacionado ao desenvolvimento de saberes e esses compõem o currículo da escola.
A integração do uso das tecnologias ao currículo também correlaciona com o desenvolvimento de projetos. Uma aula em que há o uso das tecnologias com certeza é mais prazerosa, e se o aluno aprende com prazer, ele aprende mais rápido e de forma mais significativa também. O trabalho com projetos é a produção de conhecimentos, o uso da tecnologia na aprendizagem para o desenvolvimento do currículo.
Segundo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Maria Elisabette Brisola Brito Prado a palavra chave é a integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias.
A tecnologia contribui muito, mas jamais pode ser trabalhada separada do currículo.
ResponderExcluirA importância do saber manusear essas ferramentas tecnológicas e o hábito do saber planejar, facilitam o aprendizado e torna as aulas prazerosas, tanto pro professor quanto pro alunado.Concordo quando você diz que a integração da tecnologia e o currículo transforma a escola em um espaço de experiência e aprendizagem ativa.
Abraços
Patrícia
Realmente Ana Lucia,a efetivação da proposta curricular situa-se nesse contexto de mudanças, em que mais do que rejeitar a concepção sequencial dos conteudos do curriculos tradicionais busca inserir a escola no mundo de oportunidades que fluem pelos novos meios de comunicação e informação.
ResponderExcluir