segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Nome: Ana Lúcia Mascarenhas Benício
Atividade 1, módulo 4
Turma: Professor TA
Mediadora: Marilda Cruz Sales Vaz
Diretoria Regional de Ensino de Pedro Afonso

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

A escola de hoje é diferente da escola de ontem, por isso afirmo que é impossível incorporar as Tics na escola e continuar fazendo as mesmas coisas que fazíamos antes. O aluno é diferente, não tem a mesma cabeça do aluno de antigamente, pois o aluno de hoje tem blog, conversa nos bates papos da internet, tem Orkut, interage com outros alunos de todo o Brasil, ou melhor, do mundo. A escola sabe deste fato e muitas vezes resiste em trabalhar de forma contemporânea e atual.
Nossa atuação docente precisa sim de mudanças, o mais rápido possível, de forma que possamos incorporar em nossas aulas a linguagem do aluno de hoje, que nasceu na era digital, diferente de nossa época que nascemos quando não existia computador e internet.
Com a incorporação das Tics no contexto escolar a aprendizagem do aluno será mais significativa, de acordo com a realidade em que ele vive.
Para muitos alunos a escola é chata, o mundo lá fora é mais colorido e atrativo. Precisamos refletir muito diante deste fato, a tecnologia veio pra ficar e a escola não pode ficar para trás, tem que acompanhar as mudanças ou os alunos continuarão achando a escola um lugar distante de sua vivência.
Segundo Pedro Demo, a escola está distante dos desafios do século xx. O fato é que quando as crianças de hoje forem para o mercado, elas terão de usar computadores, e a escola não usa. Algumas crianças têm acesso à tecnologia e se desenvolvem de uma maneira diferente - gostam menos ainda da escola porque acham que aprendem melhor na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário