quinta-feira, 27 de maio de 2010

O que é hipertexto?

O hipertexto é um recurso, muito utilizado principalmente na internet, que nos permite navegar mais profundamente, observando ramificações de significados, imagens, conceitos, etc. que favorecem o ato de conhecer mais profundamente acerca de um assunto.
Segundo a Wikipédia, o hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
“Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. Os itens de informação não são ligados linearmente, como em uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. Navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode por sua vez , conter uma rede inteira.” (Lévy, 1993).
O hipertexto e a internet são recursos fantásticos para o professor desenvolver suas aulas, pois permitem fazer links com informações diversas que podem ser significados, vídeos, arquivos de áudio, textos diversos que enriquecem uma aula.
É comum encontrar hipertextos na internet e eles são muito importantes na obtenção de informações diversas, é uma forma de enriquecer um ou mais assuntos.
Gostei muito de trabalhar com hipertextos, na verdade, não é algo novo para mim, no entanto não conhecia tal termo; navegar no texto além de ler para obter mais conhecimentos sobre um tema foi uma boa experiência.

5 comentários:

  1. A ideia da utilização das ferramentas tecnológicas tem que partir da necessidade do profissional em se manter atualizado e informado.
    A utilização do recurso Hipertexto da a oportunidade de navegarmos nos textos e obtermos mais conhecimentos e informações diversas, enriquecendo mais um certo assunto.

    ResponderExcluir
  2. Ana Lucia!
    A utilização de hipertextos facilita a aprendizagem pois oportuniza várias maneiras de explicar um determinado conteúdo, acrescentando a ele outras fontes de pesquisa.
    A interatividade e acessibilidade a estas fontes proporcionam dinamismo as aulas.

    ResponderExcluir
  3. O Hipertexto como uma ferramenta tecnológica nos permite aprofundar na busca de conhecimentos a fim de que possamos desenvolver nossas aulas de maneira mais segura e interativa.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Lúcia,


    Gostei muito de suas colocações sobre hipertexto e mídias em sala de aula. É verdade que o texto e a Internet são para o professor desenvolver suas aula. Para isso, nós professores precisamos aprender e realmente usar as TIC’s as em sala de aula.

    Abraços,

    Valdiná

    ResponderExcluir
  5. Ana Lúcia,

    Trabalhar com hipertexto é algo inovador e interessante, pois as aulas ficam mais dinâmicas e 'inteligentes', sem contar a interação que se deve fazer com o que está ao nosso redor.

    Abraços....

    ResponderExcluir